12/06/2020

Tipos de ferramentas de corte

Usar a ferramenta de corte correta para a sua determinada função pode fazer uma grande diferença no processo de usinagem. Porém, são tantas as opções disponíveis que é fácil confundir ou não saber exatamente qual usar em cada situação. É por isso que agrupamos em um só lugar uma breve explicação sobre as ferramentas de corte e suas especificações, para que sua rotina seja mais certeira e produtiva.

As ferramentas de corte podem ser primeiramente divididas em dois grupos: as monocortantes e as policortantes. Nas ferramentas monocortantes somente uma aresta tem contato com a peça. Podem ser aplicadas em trabalhos de torneamento ou aplainamento, para chegar a superfícies planas, ou fabricar peças cônicas ou cilíndricas, respectivamente.



Nas policortantes, por sua vez, o corte é dado por duas ou mais arestas da ferramenta em contato com a peça. São elas:


BROCAS

Ferramenta de corte que normalmente aparece em forma helicoidal. É encontrada em materiais
resistentes e de alta dureza. Sua função é perfurar com precisão e agilidade, eliminando os cavacos de dentro do furo ou da abertura. Dentre as brocas, há as do tipo de metal duro, de aço rápido, diamantada, entre outras, sendo possível fazer brocas escalonadas e outras que se adaptam a cada projeto.



FRESAS

Reconhecidas por seus vários dentes e gumes, as fresas são ferramentas rotativas. Elaboradas com
aço rápido, metal duro ou insertadas, elas são utilizadas na usinagem de materiais e seus dentes conseguem retirar o material da peça, dando um novo formato com a dimensão e forma planejadas. Dentre os modelos de fresas estão as angulares, de topo, caracol, de disco e afins.



SERRAS

Bastante populares e tendo seus vários dentes e gumes como característica forte, as serras são versáteis no corte dos mais diversos tipos de materiais. De acordo com a necessidade, podem ser de metal duro, HSS ou até mesmo com diamante, para conseguir chegar ao resultado desejado. Seus modelos mais comuns são a serra copo e a serra circular (imagem).


MACHO

Ferramentas de corte utilizadas para gerar roscas internas em furos, os machos podem ser feitos de aço rápido ou metal duro e têm inúmeras funções. Dentre suas utilidades está a criação de roscas para tubos, porcas ou outras situações. Podem ser empregados manualmente ou com o auxílio de máquinas. Para funcionar perfeitamente e trazer mais produtividade para a usinagem, é preciso que as ferramentas de corte nela aplicadas tenham elevada dureza, independentemente da temperatura a qual é exposta. Isso porque é preciso que tenham mais dureza do que o próprio material usinado. É preciso que os materiais saídos do uso delas obedeça os parâmetros da usinagem para passar nos testes de inspeção e qualidade. Também é necessário que resistam ao desgaste de atrito, à abrasão e a certas condições químicas. Respeitando esses aspectos, um resultado satisfatório e uma produtividade mais alta são garantidos.