23/07/2020

Entenda como as matérias-primas podem influenciar na usinagem de peças

As matérias-primas influenciam diretamente no resultado da usinagem de peças. Independentemente do material, é necessário saber mais do que a forma de usinar uma peça, também é preciso analisar a procedência e outros fatores, pois eles interferem diretamente na qualidade do produto final. E isso não diz apenas ao seu aspecto, também pode influenciar nas suas propriedades químicas, físicas e mecânicas.


Compreender o modo como a qualidade das matérias-primas mexe com uma produção é essencial para tornar um processo de usinagem mais certeiro e produtivo.



Primeiro, é importante reconhecer as matérias-primas mais usadas nas peças de usinagem. 


Os metais ferrosos são uma delas. Com o ferro em sua composição química como principal da liga metálica, eles são usados para a usinagem em geral, para diversos setores onde há a necessidade de peças mais resistentes. Dentre eles estão o ferro fundido e várias formas de aço.


Por sua vez, os metais não ferrosos também podem servir de matéria-prima. São eles os que possuem ligas sem o ferro, com alta resistência à corrosão e sem magnetismo, ideal para aplicações elétricas. Fazem parte desse grupo o bronze, o cobre, o estanho, o zinco, o alumínio, entre outros.


Produtos e ferramentas complementares também ajudam e influenciam o processo de usinagem. Ferramentas de corte e usinagem de peças estão disponíveis em diversos tamanhos e formas, como é o caso de serras, pastilhas e brocas. Elas funcionam linear e rotativamente e, quando de boa qualidade, formam peças com medidas de alta precisão.


Fluidos de corte também fazem parte do cotidiano da fábrica. Eles lubrificam e refrigeram os movimentos da ferramenta de corte e da peça. Responsáveis por trazer mais produtividade e agilidade para a produção, eles também prolongam a vida útil dos componentes.


Falando em lubrificar, os óleos lubrificantes industriais também devem receber atenção extra. Eles evitam a corrosão e oxidação dos componentes que realizam a usinagem das peças (tanto o maquinário quanto a ferramenta de corte). É importante ressaltar que nem todos os óleos são iguais. Quando produzidos sob medida para sua devida aplicação, cumprem de fato a sua função e mantêm o movimento da indústria.


Uma vez que se passa a entender os padrões de qualidade, utiliza-se apenas os insumos corretos para a produção e, assim, obtém-se resultados melhores e produtos com maior vida útil.



Mas como garantir esses tais insumos de qualidade?

 

Além de capacitar a equipe para reconhecer esses parâmetros de qualidade, é imprescindível ter fornecedores qualificados e renomados em seu setor. Adotar processos de fabricação de alta tecnologia também é uma forma de garantir esse padrão.


Investir em processos e produtos é investir diretamente na indústria e na sua chance de sucesso. Com as matérias-primas de qualidade, o processo produtivo se torna deveras mais produtivo de fato, as perdas são menores, assim como os gastos com manutenção e reparos de maquinário e as vendas maiores.


A dica de ouro é manter em sua cartela de fornecedores somente aqueles que possuem reputação positiva e que respeitem os protocolos de qualidade, comprometimento e padronização.